Grave Digger – Aula de Heavy Metal ! – Realização: Ablaze Productions- Texto por: Flávio Soares – Fotos por: Aline Jechow

maio 26, 2015, 9:55 pm

compartilhe
compartilhe
“Gato escaldado tem medo de água fria” ! Todo mundo conhece o ditado, e como tínhamos perdido bandas de abertura em outros eventos realizados fora de Porto Alegre, rumamos para Novo Hamburgo ainda na tarde do sábado, 09 de maio, para mais um show de Heavy Metal !
g11
Show de Heavy Metal ? Não, absolutamente ! A definição correta para o que presenciamos nessa noite agradável é “uma verdadeira aula de Heavy Metal” ! Soa clichê ? Dane-se ! Porque não há outra forma de descrever o que vimos. E se existe uma banda que pode nos “ensinar” como realmente se faz as coisas dentro desse estilo tão “amado por muitos e odiado por outros tantos”, essa banda é o Grave Digger ! E não estou só falando do lado musical (que é simplesmente maravilhoso), mas de tudo o que envolve uma banda e um show de Heavy Metal ! Desde a sua postura, sua atitude até o que realmente interessa (que são as músicas), passando pela parte técnica (som e iluminação) e visual (palco e indumentária) e a interatividade da banda com seu público. Mais uma vez, os alemães deram sh.. ops… aula !
g4
Mas vamos aos fatos : Aula de atitude : depois de ter tido problemas com um fã idiota em São Paulo, o mestre Chris Boltendahl exigiu mais segurança no show de Novo Hamburgo, e um pouco antes do horário estipulado para a apresentação dos germânicos, um dos produtores do evento (Leonardo Schneider) foi ao microfone explicar o ocorrido e pedir para que ninguém subisse no palco. Postura extremamente correta da banda, que não privou o público gaúcho de ver os seus ídolos por causa de um estúpido em uma outra cidade. Talvez uma outra banda tivesse simplesmente cancelado o show aqui no RS; Aula técnica : sobre a parte técnica do show, muita competência, pois apesar de um palco e uma iluminação simples, sem muito aparato, o som estava muito nítido, pesado e num volume condizente com o evento, deixando claro que a banda se preocupa em oferecer ótimas condições para quem vai assisti-los; Aula de humildade : quase todo mundo sabe e tem consciência da importância do Grave Digger na cena metálica mundial, e muitos os consideram uma lenda. Nem por isso todos da banda deixam de interagir e agradecer ao público pela presença e interatividade, demonstrando à todos não só amor pelo que fazem e respeito por todos os presentes, mas principalmente deixando claro que estão no palco se divertindo junto com seu público.
g2
E as músicas? Sobre a melhor parte dessa história toda, foram quase duas horas de clássicos e músicas fadadas à esse mesmo fim, pois apesar de apresentarem algumas “faixas” do seu último álbum (“Return of the Reaper”, de 2014),  sabemos que daqui há alguns anos estaremos querendo ver no repertório músicas como “Hell Funeral”, “War God”, “Tattooed Rider” ou “Season Of The Witch” tanto quanto as já clássicas “The Round Table”, “Dark Of The Sun”, “Lionheart”, “The Curse Of Jacques”, “Highland Farewell” ou quanto as “mega hits” e imprescindíveis “Hammer Of The Scots”, “Excalibur”, “Rebellion”, “Knights Of The Cross” e “Heavy Metal Breakdown”. Claro que, com tantos álbuns em 35 anos de carreira, sempre haverá alguém para reclamar que esta ou aquela música não entrou no “setlist”, mas isso é compreensivo e sempre vai variar de fã para fã (confira o setlist no final dessa resenha e veja se você mudaria alguma coisa !).
g7
Por tudo isso, saímos do Rock’n’Roll Sinuca Bar de alma lavada, pois apesar de muitas mudanças de formação, o mestre Chris (vocal) ainda consegue erguer a chama do Heavy Metal. Ainda mais contando com “professores” do quilate de Stefan Arnold (bateria), Jens Becker (baixo), Axel Ritt (guitarras) e do “mascote” (The Reaper ?) na figura do tecladista Marcus Kniep. Como declarei lá no início : Uma verdadeira aula de Metal. Simples e brutal !
g3
SETLIST GRAVE DIGGER
01. Intro
02. Hell Funeral
03. The Round Table
04. Witch Hunter
05. Dark Of The Sun
06. Ballad Of A Hangman
07. Season Of The Witch
08. Lionheart
09. The Last Supper
10. War God
11. Hammer Of The Scots
12. Tattooed Rider
13. The Curse Of Jacques
14. Excalibur
15. Knights Of The Cross
16. Rebellion
17. Highland Farewell
18. Morgane Lefay
19. Heavy Metal Breakdown

 Texto por: Flávio Soares 

Fotos por: Aline Jechow

 

Comentários

Deixe um comentário