Taitiano vence o Reef Hawaiian Pro e Mineirinho fica nas semifinais – Por João Carvalho – ASP South America

novembro 25, 2013, 10:24 am

compartilhe
compartilhe

Michel Bourez ganhou a primeira joia da Tríplice Coroa Havaiana depois dele e o australiano Dion Atkinson barrarem Adriano de Souza no ASP Prime de Haleiwa Beach

   Michel Bourez - Kirstin Scholtz/ASP

Michel Bourez(TAH)
– Kirstin Scholtz/ASP

O taitiano Michel Bourez, 27 anos, ganhou a primeira joia da Tríplice Coroa Havaiana nas duas primeiras ondas que surfou na bateria final do Reef Hawaiian Pro no domingo de ondas de 2-4 pés em Haleiwa Beach. O havaiano Fredrick Patacchia, 31, quase conseguiu a vitória nos últimos minutos e terminou em segundo lugar, com o francês Jeremy Flores, 25, em terceiro e o australiano Dion Atkinson, 27, em quarto, mas entrando na zona de classificação para o WCT 2014 no penúltimo ASP World Prime do ano. A última etapa é a Vans World Cup of Surfing, que começa nesta segunda-feira e vai até 6 de dezembro em Sunset Beach, também no North Shore da Ilha de Oahu, no Havaí.

 

 

 

Adriano de Souza - Kirstin Scholtz/ASP

Adriano de Souza(BR) – Kirstin Scholtz/ASP

O único brasileiro no domingo decisivo do Reef Hawaiian Pro era o paulista Adriano de Souza, 26 anos, pois quatro foram barrados nas oitavas de final disputadas no sábado. Mineirinho começou bem o dia derrotando o defensor do título da Tríplice Coroa Havaiana, Sebastian Zietz, 25, que acabou eliminado por Dion Atkinson na briga pelo segundo lugar na bateria. Depois, o australiano despachou o brasileiro na batalha pela última vaga na decisão do título do ASP Prime de Haleiwa. O campeão Michel Bourez ganhou este confronto e na outra semifinal Fredrick Pattachia e Jeremy Flores repetiram contra o norte-americano Dane Reynolds, 28, e o basco Aritz Aranburu, 28, a dobradinha vencedora contra os australianos Yadin Nicol, 28, e Matt Banting, 19, na abertura das quartas de final.

Na bateria que fechou o campeonato, o taitiano Michel Bourez largou na frente com imbatíveis 17,17 pontos das notas 9,40 e 7,77 que recebeu nas suas duas primeiras ondas. O francês Jeremy Flores também começou bem com nota 8,33, porém não achou outra boa para faturar o prêmio máximo de 40 mil dólares e os 6.500 pontos do título no Reef Hawaiian Pro. Quem chegou mais perto foi o havaiano Fredrick Patacchia, que surfou uma ótima onda nota 9,23 nos minutos finais e ficou precisando de 7,95 pontos para vencer. Ele ainda pegou mais uma para conseguir a virada, mas a nota saiu 7,10 para totalizar 16,33 pontos, contra 17,17 do único competidor do Taiti em Haleiwa Beach.

 Dion Atkinson - Kirstin Scholtz/ASP


Dion Atkinson(AUS) – Kirstin Scholtz/ASP

O australiano Dion Atkinson não chegou a brigar pelas primeiras posições, mas já tinha cumprido sua meta que era retornar ao grupo dos dez surfistas que o ASP World Ranking classifica para completar a elite dos top-34 da ASP. Os 32 primeiros colocados neste ranking estão se classificando para disputar o título mundial em 2014, incluindo os 22 que são mantidos pelo WCT deste ano. Atkinson saltou da 35.a para a 28.a posição com o quarto lugar no Reef Hawaiian Pro, tirando o francês Marc Lacomare, 23 anos, do G-10 em Haleiwa.

Agora, o último colocado na lista é o brasileiro Willian Cardoso, 27 anos, em 32.o lugar no ranking unificado da ASP. Curiosamente, exatamente 32 surfistas que vão competir na Vans World Cup of Surfing têm chances matemáticas de superar os 11.735 pontos do catarinense, que já viveu esse drama nos dois últimos anos, sempre perdendo a vaga no Havaí. Quem também está bastante ameaçado é o australiano Mitchel Coleborn, 26, em 31.o lugar com 11.960 pontos, além do norte-americano Brett Simpson, 28, em trigésimo com 13.100 pontos.

VAGAS NO G-10 – Entre os principais concorrentes pelas últimas vagas no G-10 para o WCT 2014, estão dois brasileiros que fazem parte da divisão de elite do ASP World Tour esse ano. O carioca Raoni Monteiro, 31 anos, em 34.o lugar e o paulista Miguel Pupo, 22, em 38.o, ultrapassam Willian Cardoso e Mitchel Coleborn se alcançarem as quartas de final em Sunset Beach. Não só eles, mas também o próprio Marc Lacomare que caiu de 31.o para 33.o no ranking em Haleiwa, o havaiano Granger Larsen, 23 anos, em 35.o e os norte-americanos Patrick Gudauskas, 28, em 36.o e Conner Coffin, 20, em 37.o lugar.

Mais três surfistas só conseguem entrar na zona de classificação para o WCT se passarem para as semifinais da World Cup of Surfing, o havaiano Dusty Payne (39.o), 24 anos, o americano Tanner Gudauskas (40.o), 25 anos, e o brasileiro Tomas Hermes (41.o), 26, que neste ano venceu o ASP Prime das Ilhas Açores, em Portugal. Os demais candidatos às últimas vagas no G-10 vão precisar chegar na grande final em Sunset Beach, como o paranaense Peterson Crisanto, 21 anos, e o paulista Caio Ibelli, 20.

Já para onze deles só interessa a vitória no último ASP Prime do ano e neste grupo tem mais quatro brasileiros, o capixaba Krystian Kymerson, 20 anos, e os paulistas Wiggolly Dantas, 23, Jessé Mendes, 20, e David do Carmo, 29. A torcida é para que as ondas em Sunset Beach estejam maiores do que em Haleiwa, que ficou “flat” por uma semana e o Reef Hawaiian Pro foi encerrado em séries de 2-4 pés, condições pequenas em se tratando de Havaí.

Fred Patacchia (HAV) -  Kirstin Scholtz/ASP

Fred Patacchia (HAV) – Kirstin Scholtz/ASP

Jeremy Flores (FRA) - Kirstin Scholtz/ASP

Jeremy Flores (FRA) – Kirstin Scholtz/ASP

Podio em Haleiwa - Kirstin Scholtz/ASP

Podio em Haleiwa – Kirstin Scholtz/ASP

BRASIL NO WCT 2014 – No momento, o mesmo número de seis brasileiros deste ano está sendo mantido para o WCT de 2014. Os paulistas Adriano de Souza, Filipe Toledo e Gabriel Medina já se garantiram entre os 22 primeiros no ranking principal do ASP World Tour que permanecem na elite dos top-34. O catarinense Alejo Muniz não conseguiu ficar neste grupo, mas está entre os dez indicados pelo ASP World Ranking, que também está classificando duas novidades do Brasil para o ano que vem, o potiguar Jadson André e o catarinense Willian Cardoso. Eles entrariam no time nos lugares do paulista Miguel Pupo e do carioca Raoni Monteiro, que ainda estão na briga pelas últimas vagas na Tríplice Coroa Havaiana.

Acesse a transmissão ao vivo da Vans World Cup of Surfing clicando no banner da Tríplice Coroa Havaiana na capa do www.aspsouthamerica.com

Comentários

Deixe um comentário